REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 6, No 12 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NO CONTEXTO CORPORATIVO: Estratégias para iniciar um negócio e se manter competitivo no mercado contemporâneo

Pâmella Alves Bianchine, Michéle Tancman Condido da Silva, Cristiano de Siqueira Mariella

Resumo


Tendo em vista o crescente índice de inicialização de novos microempreendedores no mercado, enxerga-se as inúmeras dificuldades e desafios que muitos desses empreendedores estão prestes a encontrar e com a finalidade de destacar tais dificuldades e desafios foi desenvolvido o presente artigo, que visa expor alguns erros cometidos por esses empreendedores. O presente estudo trata sobre como se iniciar um negócio e se manter no mercado competitivo, a fim de identificar quais caminhos que precisam ser seguidos para iniciar um negócio. Para tanto, foi necessário identificar quantos empreendedores se formalizaram e quantos não conseguiram manter o seu negócio, apontar os principais motivos para o encerramento das atividades e expor a importância de apreender a empreender para obter a capacitação necessária para estruturar e gerenciar um negócio. Realizou-se, então uma pesquisa básica de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica. Diante disso, verificou-se que um dos principais motivos da falência desses negócios é a falta de planejamento e gerenciamento a longo prazo, onde foi possível concluir que antes de iniciar uma trajetória empreendedora e necessário planejamento e capacitação para tal desafio.

Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO