REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 6, No 12 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE NO MERCADO DE CLIMATIZAÇÃO - ESTUDO DE CASO APLICADO NA MICROEMPRESA REFRIGERAÇÃO NUCLEAR

Gislaine Amolinário de Freitas, Michéle Tancman Candido de Silva, Maria Nilde Oliveira

Resumo


O presente trabalho constitui um estudo de aplicabilidade do planejamento estratégico na empresa Refrigeração Nuclear, uma microempresa prestadora de serviços no ramo de climatização, situada na cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo identificar os mecanismos e práticas do planejamento estratégico, que auxiliam os gestores na tomada de decisões frente às incertezas do mercado, verificando a aplicabilidade da ferramenta estratégica para mensurar a demanda sazonal de vendas. Por essa razão, foi elaborada a revisão de algumas literaturas dos temas relativos ao planejamento estratégico, tais como o conceito, os fundamentos que o comtemplam, sazonalidade e a Matriz de crescimento- Participação – BCG. Bem comoa realização de uma pesquisa qualitativa, por meio de questões interrogativas e entrevistas para consolidação dos dados e avaliação geral das estratégias empresarial sob perspectiva dos colaboradores e clientes.Por conseguinte, com a referida pesquisa foi possível verificar como planejamento estratégico auxilia os gestores de Micro e pequenas empresas incorporadas ao mercado de climatização, no que diz respeito ao entendimento da utilização daferramenta estratégica como diferencial competitivo, a fim de buscar e garantir a sobrevida do negócio.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO