REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 6, No 12 (2022)

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O PAPEL DAS INTERVENÇÕES NO CONTEXTO DE VULNERABILIDADE NA ADOLESCÊNCIA E INFÂNCIA

Cláudio Quinzé Dias Ferreira, Daniele Fortunato dos Santos da Costa, Flávia Mota Corrêa Vitorino, Ossana Lopes Souza do Carmo, Rafaella Corrêa, Marcia Oliveira da Silva

Resumo


As crianças e adolescentes que se encontram em desigualdades sociais, sentem na pele a pobreza, discriminação, falta de acesso à educação, abuso sexual, exploração de trabalho infantil, ausência da família, que resultam na falta de uma perspectiva de melhoria de vida, são indivíduos que não têm ofertas de projetos futuros, pois vivem em situações miseráveis e acabam desacreditando da vida. Desta forma, a investigação neste estudo tem o objetivo de elucidar os conceitos de vulnerabilidade social e como as políticas públicas alcançam as pessoas em vulnerabilidade. Para tal, foi realizada metodologia de pesquisa exploratória e bibliográfica, tendo os seguintes periódicos eletrônicos: Google Acadêmico, BVS, SciELO, pePSIC, a partir de 10 artigos revisados e publicados e livros de base entre os anos de 2014 a 2022, que discutem a relação da vulnerabilidade na infância e adolescência. Os resultados mostraram que as principais consequências que acometem as crianças e os adolescentes em decorrência da vulnerabilidade social são: problemas relacionados ao alcoolismo, envolvimento com drogas, gravidez precoce e prática do roubo. Foi possível concluir que há uma realidade que precisa ser combatida a fim de que muitos tipos de violências venham a reduzir em um futuro próximo,  pois, dependendo do conjunto de experiências, aprendizados e elementos aos quais uma criança é exposta ela pode se tornar um adulto com capacidade e comportamentos melhores.


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ISSN 2179-1589

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