REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 6, No 12 (2022)

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A EFICIÊNCIA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL AO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

Leonardo Alves da Silva, Rafaella Corrêa, Marcia Oliveira da Silva

Resumo


A terapia cognitiva comportamental (TCC) é atualmente a abordagem com maior número de estudos que resultaram em qualitativas evidências quanto à eficiência deste modelo terapêutico ao transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tendo como relação a remissão de seus sintomas e recorrências, com ou sem uso de fármacos. Essa patologia é uma das mais comuns nos atendimentos clínicos, tendo como diversos aspectos visíveis a preocupação excessiva em relação a diversidade de situações, eventos, quando não, totalmente distintos do que se aguarda em relação aos que se encontram ao redor do indivíduo, gerando assim graves, quando não, crônicos prejuízos à vida do paciente em diversas esferas. Este artigo tem como objetivo expor a eficiência da TCC sobre pacientes com TAG, tendo uso das ferramentas de terceira geração, conforme especificidades dos sintomas e compreensão por parte do terapeuta em relação às estratégias necessárias à remissão dos sintomas e psicoeducação do paciente para fins de qualidade de vida. Para tal estudo foi realizado como metodologia uma pesquisa bibliográfica e exploratória de diversos artigos de língua portuguesa e inglesa indexados nas bases de dados da Google Acadêmico, BVS, SciELO, pePSIC, Cochran, utilizando como palavra-chave “terapia cognitivo comportamental” e “transtorno de ansiedade generalizada”. Conclui-se que a TCC detém eficiência significativa sobre o TAG. O arsenal disponível de ferramentas de acesso a distorções cognitivas presentes, em concomitância com intervenções estratégicas para uma prática clínica criativa e eficaz sobre dificuldades de acesso às emoções vivenciadas fisiologicamente e sentimentos reprimidos ou esquivados; somados a mudanças comportamentais que causem alterações nos sentimentos e cognições; torna a TCC uma abordagem que permite ao psicólogo junto ao paciente, alterações no comportamento de aproximação e evitação, já que este aprende a avaliar melhor suas cognições e reconhecer suas emoções sobre possíveis eventos futuros para fins de uma melhor regulação emocional, permitindo assim, uma melhor qualidade de vida.

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ISSN 2179-1589

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