REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 6, No 12 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A contribuição dos jogos africanos na Educação Física Escolar

Larissa de Araújo Aguiar, Luan Fernandes Silva Alves, Edson Farret da Costa Júnior

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo exibir a contribuição dos jogos africanos na Educação Física Escolar, tendo como base referenciais teóricos que perceberam tal afirmativa em suas práticas docentes. A metodologia utilizada para este artigo tratou-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, com o intuito de estimular debates e reflexões a respeito do papel do professor de Educação Física na construção de conhecimentos pautados na diversidade cultural e representatividade negra, por meio das micro-ações afirmativas que corroboram para uma educação antirracista. A partir das revisões bibliográficas realizadas, obteve-se como resultado que é possível e necessário que se adote pequenas ações afirmativas nas rotinas escolares da Educação Física para a manutenção de um saber plural e diversificado. Destarte, concluiu-se que os jogos africanos, enquanto micro-ações afirmativas presentes no planejamento anual da Educação Física Escolar, contribuem significativamente para um processo de ensino-aprendizagem diversificado culturalmente, antirracista e democrático. Além do lúdico ser percebido enquanto estratégia pedagógica viável e capaz de despertar interesse das crianças e jovens na busca de mais saberes.

Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO