REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 6, No 12 (2022)

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A psicomotricidade como instrumento contribuinte no processo educacional na infância

Hemilly Mendonça Fernandes, Melissa da Silva Siqueira Souza

Resumo


As estratégias utilizadas para alcançar o objetivo central deste artigo são analisar, problematizar e entender a relevância da psicomotricidade integrada à ludicidade na educação infantil, fase essa ideal para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico. A metodologia do presente estudo constituiu-se de uma revisão bibliográfica, com caráter qualitativo, composta por uma leitura interpretativa, tencionada a apresentar a Psicomotricidade como ferramenta de ensino aprendizagem  na educação infantil. Com o estudo realizado, certificamos como discussão principal que a psicomotricidade é o alicerce do desenvolvimento global da criança, e se torna essencial no processo educacional da mesma, afinal sua aplicabilidade proporciona uma diversidade de movimentos que favorecem a aquisição da consciência corporal da criança. Por fim, levando-se em consideração os argumentos observados, foi possível concluir que é imprescindível referir-se a psicomotricidade no processo educacional, visto que a mesma incentiva a prática dos movimentos em todas as etapas da vida e contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento da criança.


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ISSN 2179-1589

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