REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 8, No 14 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A CAPOEIRA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA REVISTA MOVIMENTO

Wellington Silva Nascimento, Gabriel Bastos de Souza Leal, Lucas de Macedo Martins Ferreira, Marcia Oliveira

Resumo


O atual estudo tem o objetivode demonstrar a influência positiva que a capoeira proporciona no âmbito escolar sendo capaz de interagir com a Educação Física e com diferentes disciplinas. A metodologiautilizada para este estudo foifeito por meio de uma pesquisa bibliográfica através de artigos, caracterizado como uma pesquisa de natureza exploratória com o intuito de reforçar a importância da capoeira nas escolas. Como principal resultado, foram encontrados um total de 20 artigos, sendo 3 apenas com ênfase da capoeira na escola. Concluiu-seque a capoeira é uma ferramenta que pode sermuito mais aproveitada no âmbito escolar. Por existir um vasto repertório acumulado historicamente durante todo seu processo de desenvolvimento e as suas temáticas como cultura, esporte, luta, dança, musicalidade entre outras. E a Lei n° 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO