REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 8, No 14 (2024)

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A ESCUTA ATIVA E A CAPACIDADE DA EMPRESA DE GERAR SATISFAÇÃO DO CLIENTE POR MEIO DA NEGOCIAÇÃO

Carlos Eduardo da Silva Sousa, Cristiano de Siqueira Mariella

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral enfatizar os processos e estágios que permeiam uma negociação. O objetivo específico deste trabalho é mostrar as organizações sobre a importância de uma escuta ativa do seu cliente, de modo desempenhar ao cliente a satisfação de uma boa escolha daquele serviço ou produto. A metodologia desse trabalho possui uma abordagem descritiva, fundamentada no uso de fontes primárias e revisão bibliográfica embasada em teorias. Realiza-se uma análise qualitativa para examinar conceitos, percepções e discursos como o alicerce da avaliação. O problema de pesquisa deste é como os processos de negociação, qualidade de vendas e escuta ativa tem fator primordial nos processos de vendas? O presente trabalho trará insumos para que uma organização que assim queira compreender os aspectos que levam a satisfação do cliente possa aplicar dentro da sua empresa. Pode-se observar que a negociação está por todo lado e por isso foi levantado essa inquietude, para democratizar a informação e não obstante que as empresas possam ter lucro. Apresenta-se, também nesse artigo a necessidade a importância de estabelecer um ambiente favorável que pode impactar tanto a qualidade do atendimento ao cliente quanto a motivação dos funcionários dentro de uma empresa, visto que colaboradores desvalorizados e desmotivados podem refletir uma imagem negativa para a organização. Por fim, serão discutidas melhorias que, quando implementadas no atendimento, podem trazer vantagens tanto para as empresas quanto para os clientes onde essa relação possa ser honesta, transparente, respeitosa e de confiança no ato da negociação e mostrará que para ter sucesso na satisfação do cliente a empresa precisa ter uma escuta ativa e motivar seus colaboradores.

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ISSN 2179-1589

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