REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 8, No 14 (2024)

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CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Alexandre Pereira dos Santos, Rachel de Farias Abreu, Alexandre Paixão de Moraes, Maria Cristina Salimena da Silva, Danielli de Moraes Sueth, Arthur Alves da Silva Scchwambach, Marcus Vinicius Nascimento Farias

Resumo


INTRODUÇÃO: A pesquisa enfoca a importância da fisioterapia para crianças no espectro autista, destacando a necessidade de identificar métodos eficazes para melhorar o desenvolvimento motor e a psicomotricidade. Objetivo: realizar uma revisão abrangente sobre as práticas fisioterapêuticas para assistência à criança autista e investigar os desfechos proporcionados por diferentes protocolos fisioterapêuticos. Metodologia: Este é um estudo de Revisão Integrativa de Literatura que utilizou a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) como fonte de pesquisa. Utilizou os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) "Autismo Infantil" e "Fisioterapia", combinados com a expressão "and" em inglês. Resultado: Foram selecionados 06 artigos. Discussão: A pesquisa analisou estudos científicos sobre fisioterapia para crianças com TEA, notando uma quantidade limitada de pesquisas até 2018, mas um aumento gradual desde então. Estudos randomizados predominaram na amostra, envolvendo crianças autistas e fisioterapeutas. Diferentes métodos, como terapia de movimento de dança, equitação, estimulação magnética e terapia somatossensorial, mostraram eficácia no desenvolvimento motor e social. Conclusão: Apesar dos dados promissores, os dados sobre os benefícios proporcionados pela fisioterapia para o autismo é incipiente, o que dificulta a escolha de técnicas ideais por parte do profissional e sugere a necessidade de realização de novos estudos.

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ISSN 2179-1589

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