REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Nº 1 – TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO 2016

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GESTÃO ESCOLAR E RESILIÊNCIA: ESTRATÉGIAS RESILIENTES NA OTIMIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE O CORPO DOCENTE E A EQUIPE - TÉCNICO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Evelyn de Souza Crespo Lima, Elange Ferreira da Silva, Dulce Maria Silva Felippe, Sandra da Cunha Castro

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar a atuação do gestor educacional no contexto escolar, enfatizar a importância e a valorização das relações interpessoais da área de recursos humanos e utilizar a resiliência como estratégia para quebrar as barreiras das adversidades enfrentadas no cotidiano escolar em prol de uma estruturação favorável ao desenvolvimento das práticas pertinentes. Buscou-se focar no argumento da mediação do gestor e visível importância dessa ação, na formação de indivíduos quanto ao aprimoramento de suas potencialidades. Esse estudo emergiu do constante interesse por entender as novas lentes que despontam em relação às estratégias gestoras no âmbito educacional. Apontou-se em primeira instância a característica nominada aqui como resiliência, como uma nova e bastante promissora habilidade a ser considerada pelas ciências humanas, como ferramenta que descreva pessoas com capacidades desenvolvidas para enfrentarem as múltiplas situações adversas, encontradas em espaços escolares. A metodologia foi desenvolvida através de pesquisas com bases bibliográficas, de diversos e renomados autores, que compartilham e apontam a resiliência como sendo uma excelente opção a ser considerada dentre as habilidades e as competências necessárias ao gestor educacional.

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ISSN 2179-1589

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