REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Nº 1 – TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO 2016

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REDES SOCIAIS, EM ESPECIAL O FACEBOOK, NA INTERPRETAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE AÇÕES DAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO. UMA FERRAMENTA CAPAZ DE AGIR DIRETAMENTE NO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Michele Tancman Candido da Silva, Patrícia Figueiredo Pereira Salgado

Resumo


O Facebook é uma rede Social que pode ser utilizada como ferramenta da Web 2.0 para educação? As redes sociais estão cada vez mais integrando não só o mundo como também os brasileiros e permitem os integrantes das redes estarem conectados. Este trabalho revela um estudo sobre a rede Social Facebook como ferramenta da Web 2.0, fundamental para contribuir no ensino e aprendizagem de conteúdos lecionados em sala de aula e teve como objetivo geral convocar um debate a respeito do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, e a interpretação das possibilidades de ações da prática docente no ensino, de forma a conscientizar educadores e educandos do papel agregador que estas inovações podem ter nas salas de aula. A pesquisa ouviu os alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Contabilidade que a partir de uma experiência acadêmica de uma professora, utilizaram a rede social do Facebook no 2ª semestre de 2015, em uma universidade particular da região metropolitana do Rio de Janeiro. Foi possível observar a aceitação do Facebook pelos alunos como recurso/instrumento e também, que esta ferramenta deveria, segundo eles, ser incorporada as demais disciplinas. Este fato subsidia o professor que pode, a partir da experiência projetada, priorizar atividades no Facebook.

Texto Completo: Documento Completo

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO