REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 9 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

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O CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA NO BRASIL COMO PRODUÇÃO DE MODA: O SURREALISMO EM “O OVO” DE TARSILA DO AMARAL.

Cristina Dias de Souza Figueira, Alef Bertolucci Barros, Bruna Martins de Paula, Ildeth Dias de Sousa, Edinaldo Alves de Araújo, Graça Torres

Resumo


O presente projeto consiste em um projeto técnico de coleta e processamento de informações essenciais para elaboração de um plano de coleção de moda. O Caderno de Criação para o projeto Universo Fashion é um estudo de viabilidades que cruza as informações sobre a marca de referência jovem, irreverente e autoral. A marca elabora peças de design com a identidade do “slow design” com o toque tipicamente brasileiro, posicionada no mercado brasileiro atual de moda;

o público-alvo jovem descolado, além padrão de gênero masculino ou feminino, fashionista e principalmente incentivador do consumo de produtos com a identidade brasileira. O tema, representado pelo centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil; além dos materiais e os elementos criativos para desenvolver os esboços da coleção. O eixo temático abordado “o surrealismo em ‘O ovo’ de Tarsila do Amaral” nos seus aspectos icônicos, simbólicos, comportamentais e culturais é pautado em estudos bibliográficos, imagéticos e técnicas de pesquisa em moda, sendo a inspiração escolhida pelo autor do projeto. O objetivo principal é ampliar o universo cultural, possibilitando o redimensionamento da relação teoria-prática. Com o estudo verificou-se a importância de um estudo referente ao tema e à marca (público-alvo, posicionamento no mercado) para desenvolver uma coleção que esteja de acordo com o que foi proposto.


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ISSN 2179-1589

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