REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 11 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

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GRUPO PSICOEDUCATIVO E QUALIDADE DE VIDA: avaliação dos portadores de esclerose múltipla

Geisa Taveira de Oliveira, Kelly Dias Barbosa Alves, Amanda Rabelo Mendonça, Caio Henrique Feitosa, Andreia Costa Rabelo

Resumo


Introdução: Qualidade de vida envolve múltiplos domínios, dentre eles o físico e psicológico. Portadores de doenças crônicas como a Esclerose Múltipla apresentam importante impacto nesse sentido. Objetivos: Esta pesquisa foi considerada uma forma de incentivar e perpetuar a adesão às atividades grupais, realizadas no Hospital das Clínicas - GO, com o intuito de amenizar uma realidade dura e aumentar a autonomia dos pacientes diante de sua própria doença. Metodologia: Esse estudo trata-se de pesquisa de campo com coleta de dados através dos instrumentos Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D) e World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref), a fim de verificar o impacto na qualidade de vida dos pacientes após práticas psicoeducativas em grupo, com análise estatística posterior. Resultados: A escala HAM-D apresentou redução da categoria “depressão moderada”. Apenas o domínio “Físico”, do instrumento WHOQOL-Bref, apresentou diferença estatisticamente relevante, considerando o valor de p < -0,05. Conclusão: Com a participação nos grupos, os pacientes tiveram a possibilidade de encontro com pares e enxergar neles semelhanças e diferenças na vivência individual da doença. O benefício para os participantes foi o ganho de conhecimento acerca da doença e suas implicações. É imprescindível que mais estratégias sejam pensadas para melhoria da qualidade de vida de pacientes portadores de EM.

Palavras-chave: Esclerose Múltipla, Qualidade de vida, Educação em Saúde, Testes Neurocognitivos.


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ISSN 2179-1589

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