AS PERCEPÇÕES DA LIDERANÇA NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL: LÍDERES E COLABORADORES
Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste em verificar a percepção que os funcionários têm de seus líderes e a percepção que os lideres tem de sua liderança em um Hospital da cidade de Goiânia-Goiás. O questionamento que deu origem a pesquisa foi de qual era a percepção dos funcionários e líderes em relação ao tipo de liderança aplicada na empresa. As hipóteses em que basearam este estudo foram se há incoerência na relação das percepções sobre as lideranças na empresa, se os líderes têm visão destorcida de sua liderança e se uma boa liderança pode colaborar significativamente para o progresso da empresa. Outra hipótese foi se as lideranças bem efetivadas podem gerar colaboradores produtivos e se existem funcionários insatisfeitos com a liderança. Diante disso surge a necessidade de investigar se a percepção que o líder tem de sua liderança está alinhada a percepção de seus colaboradores. Essa é quantitativa e utilizou duas escalas elaboradas por Torres & Contreira (2012), com 45 questões cada, uma voltada para os lideres e a outra para os colaboradores, contendo exatamente as mesmas questões sobre a atual liderança. Fez-se uma apuração quantitativa das respostas de 11 líderes e 72 funcionários. Desta maneira, foi alcançado o resultado de que a liderança exercida no hospital é transformacional alcançando o dado de 100% pelos líderes e 81,9% pelos colaboradores. Conclui-se então que a liderança exercida no hospital está alinhada entre líderes e colaboradores, em que ambos tem a mesma visão de gerenciamento dentro da empresa.
Palavras-chave: Líder. Colaborador. Percepção