REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 2 – ANAIS – JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Carlos Alberto de Faria, Jhessika Thatielly Matias, Gilberto Reis Agostinho Silva

Resumo


Temos na Educação Física voltada para o ensino médio duas linhas da abordagem pedagógica, que são trabalhadas com certa predominância, são elas: Não críticas: como o tecnicismo e críticas, sendo representada pela abordagem critico-superadora. A partir das abordagens citadas acima o presente manuscrito baseia-se em uma revisão bibliográfica construída a partir de teorias já analisadas de autores de ambas vertentes. Para defender cada abordagem, temos autores não críticos como: Ragan, Émile Durkheim, Lourenço Filho, Vasconcelos e critica: Knuz, Soares, Taffaerel, Castellani que em conjunto se autodenominam o coletivo de autores, que norteia o trabalho do professor dentro da área evidenciada. Inicia-se então discussão comparando as linhas de trabalhos, as vantagens e as desvantagens de cada uma dentro da realidade escolar, tendo em vista que não existe um modelo ideal no modo de ensino. A partir das opiniões identificamos que o modelo ideal a princípio seria aquele que consegue se adequar mediante a necessidade do campo de atuação, e que o professor não tem uma identidade definida e sim várias. É necessário entender que existem diferenças biológicas, sociais e culturais dentro de grupos e até de indivíduo para indivíduo e é ai que o professor deve se ajustar para melhor atender a necessidade dos alunos, utilizando uma ou mais abordagens pedagógicas enfatizando os pontos mais relevante em cada uma delas e assim promover o desenvolvimento dos alunos através da Educação Física estes que são o foco principal dentro dos objetivos da Educação Física.

 

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Abordagens pedagógicas; Ensino Médio.

 

 




ISSN 2179-1589

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