INTERAÇÃO UNIVERSIDADE EMPRESA: percepção dos docentes dos cursos de administração e ciências contábeis da UNIVERSO - Universidade Salgado De Oliveira – Campus Goiânia
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a percepção dos docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNIVERSO – Campus Goiânia, sobre a importância, benefícios e mecanismo da interação universidade-empresa, buscando as motivações percebidas por esses docentes para que uma universidade possa promover a interação com as empresas da comunidade, bem como os fatores restritivos e propulsores dessa interação. Para tanto, este estudo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando a técnica de focus group. A análise permitiu observar que é importante a interação entre a universidade e as empresas, pois todos os docentes entrevistados concordaram com essa premissa. Para os entrevistados a maior motivação para a interação universidade-empresa parte da relevância de conhecer os problemas enfrentados pelas empresas locais, promovendo a análise, discussão e solução dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem, visando soluções criativas e sustentáveis. Na percepção desses docentes, os cursos de Administração e Ciências Contábeis realizam essa interação somente através dos eventos UNIVERSO em Prática, das Palestras de empresários na universidade, de trabalhos de conclusão de curso – TCC e visitas técnicas. Buscando o tripé que constitui a base de uma IES formada pelo ensino, pesquisa e extensão, os docentes demonstram uma visão imediatista do que a universidade pode oferecer. Todos os docentes entrevistados afirmaram que o maior fator restritivo para essa interação circunda pela falta de contratos de parcerias com empresas, ausência de um projeto de extensão que envolva docentes, discentes, egressos e empresas e um banco de talentos.
Palavras-chave: Interação. Empresa. Restritivo. Propulsor.
Texto Completo: PDF