EQUILÍBRIO EMOCIONAL DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: formação do enfermeiro, formação do enfermeiro, qualidade na assistência de enfermagem
Resumo
O Atendimento Pré-Hospitalar teve participação marcante na prestação de socorro, surgiu no Brasil na cidade do Rio de Janeiro em 1893 como formas de proporcionar atendimento precoce, o trabalho nos serviços de emergência inclui uma luta diária contra a morte que exige competências do profissional para que neste ambiente venha a fluir harmoniosamente. Os enfermeiros no atendimento pré-hospitalar assumiram responsabilidades elevadas e consequentemente níveis de estressores que afetam o equilíbrio emocional e sua qualidade na assistência enfermagem, destaca-se o desequilíbrio emocional sendo gerador de estresse e angustia. O problema com equilíbrio emocional do enfermeiro está relacionado a formação do profissional e preparo pessoal que são de grande importância para o ambiente vivido ali, onde estes profissionais podem ter consequências como a síndrome de Burnout que corresponde a resposta emocional as situações de estresse crônico em razão de situações intensas. Assim o objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância da formação do enfermeiro para que haja equilíbrio emocional no atendimento, visando à qualidade de assistência. A metodologia é de revisão integrativa da literatura, com utilização de artigos científicos publicados na Língua Portuguesa, referente ao período de 2007 a 2014. Análise dos dados deu-se após agrupamento e categorização dos dados onde emergiram 03 categorias: Formação dos Enfermeiros em Serviço Pré-Hospitalar, Segurança nos Procedimentos, e Satisfação do Usuário. A análise dos dados foi feita a luz de um referencial teórico. Considerações finais: O equilíbrio emocional do enfermeiro no APH tem grande influência na assistência de enfermagem, onde está relacionado com o preparo e formação do profissional que é o elemento fundamental para uma boa qualidade da assistência.
Palavras-chave: Equilíbrio emocional; atendimento pré-hospitalar; qualidade na assistência de enfermagem.
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