REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 2 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PRESENÇA DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM GOIÂNIA

Guilherme Azevedo Ferreira, Jéssica da Silva Garcia, Wesleny Araújo Silva, Edson Leonel Rocha

Resumo


Este artigo apresenta reflexões a respeito da dança como conteúdo da Educação Física no ambiente escolar, investiga como e se ela está, ou não, inserida nas escolas estaduais do Município de Goiânia, discutindo-a em seus aspectos culturais, sua relação com a saúde, educação, socialização e gênero. Participaram desse estudo 547 alunos do segundo ano do Ensino Médio, de sete escolas estaduais do Município de Goiânia. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário referente a vivência dos educandos ao conteúdo dança no ambiente escolar e extraescolar. Verificou-se que a dança está presente dentro das aulas de Educação Física na maioria das escolas pesquisadas, porém, ainda está ligada às festividades escolares e apresentações de trabalhos práticos. Conclui-se que é preciso oportunizar experiências em dança para além de seu aspecto festivo, priorizando o ensino da dança pautado em reflexão crítica e sistematizada de seus conteúdos, explorando-a sobre a ótica de expressão e comunicação, desatrelando-a de modelos reprodutores.

 

Palavras chaves: dança, dança na escola, educação física e dança.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO