A PRESENÇA DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM GOIÂNIA
Resumo
Este artigo apresenta reflexões a respeito da dança como conteúdo da Educação Física no ambiente escolar, investiga como e se ela está, ou não, inserida nas escolas estaduais do Município de Goiânia, discutindo-a em seus aspectos culturais, sua relação com a saúde, educação, socialização e gênero. Participaram desse estudo 547 alunos do segundo ano do Ensino Médio, de sete escolas estaduais do Município de Goiânia. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário referente a vivência dos educandos ao conteúdo dança no ambiente escolar e extraescolar. Verificou-se que a dança está presente dentro das aulas de Educação Física na maioria das escolas pesquisadas, porém, ainda está ligada às festividades escolares e apresentações de trabalhos práticos. Conclui-se que é preciso oportunizar experiências em dança para além de seu aspecto festivo, priorizando o ensino da dança pautado em reflexão crítica e sistematizada de seus conteúdos, explorando-a sobre a ótica de expressão e comunicação, desatrelando-a de modelos reprodutores.
Palavras chaves: dança, dança na escola, educação física e dança.
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