DEPENDÊNCIA DE INTERNET E QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo geral verificar se existe diferença na qualidade de vida de quem é dependente de internet, e específicos fazer o levantamento sócio demográfico do perfil dos participantes, classificar o nível de dependência de internet, verificar se há diferença na qualidade de vida dos participantes que são dependentes e verificar a relação entre a dependência de internet avaliada pelo IAT, e a autopercepção dos participantes como dependentes. Para tal feito, foi criado duas hipóteses, uma afirmativa e uma negativa. No que compete a coleta de dados, foram realizadas com uma amostra de 187 alunos do curso de Psicologia, o que representa 69% dos estudantes do período matutino com a possibilidade de confiabilidade de 90% e uma estimativa de erro de 5%. As coletas foram realizadas em salas de aula de uma universidade na cidade de Goiânia-GO, através dos questionários sócio demográfico e características de uso da internet, instrumento significado da adicção à internet e autopercepção como dependente, e dos testes WHOQOL– Bref e IAT –Internet Addiction Test. Em relação às informações inerentes a pesquisa, foi possível concluir que apenas 2% dos pesquisados consideram que a qualidade de vida geral, está muito ruim ou ruim, o que aparenta ser um ótimo indicador de que não existe diferença significativa na qualidade de vida de quem é dependente. De maneira geral, os objetivos foram alcançados, e a hipótese confirmada foi que não existe diferença na qualidade de vida de quem é dependente de internet para os que não são dependentes.
Texto Completo: PDF