REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 3 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DEPENDÊNCIA DE INTERNET: IMPACTOS NEGATIVOS E POSITIVOS NO COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Hellen Raissa Brito Ferraz da Silva, Tahynara Ferreira Sousa, Tatiane Alves Vieira da Silva, Cleiber Garcia da Cruz, Gláucia Yoshida, Ruth do Prado Cabral

Resumo


A dependência de internet (DI) é caracterizada principalmente pela inabilidade de controlar o próprio uso da Internet, que ocasiona ao indivíduo um sofrimento intenso e/ou prejuízo emocional e/ou comportamental, significativo em diversas áreas da vida. O objetivo deste estudo foi revisar de forma sistemática os artigos sobre a dependência de internet (DI) e averiguar se essa influência pode ou não influenciar os comportamentos nas relações interpessoais almejando, portanto, investigar as alterações no comportamento dos usuários (alunos) de internet, as influências tanto positivas quanto negativas, que moldam o comportamento do indivíduo e que pode ser feito para auxiliar, no cuidado com a exposição e o isolamento destes usuários. O método utilizado foi descritivo exploratório, cuja população abarcou 141 alunos do 1º, 5º e 9º período do curso de Psicologia da Universo na cidade de Goiânia, ressalva-se que somente 60 alunos responderam ao questionário, de forma que a amostra corresponde a 43% da população. Foi aplicado um questionário socioeconômico e a escala validada quantitativa Internet Addiction Test (IAT). Os resultados apontaram que 60% dos indivíduos apresentam características normais para o uso da internet, enquanto que 33% apresentam uso elevado da internet e 7% já estão classificados com uso moderado da internet, com indícios de dependência. Um dado importante é que no presente estudo nenhuma pessoa apresentou dependência grave. Conclui-se que a presente pesquisa mostrou que os alunos têm comportamentos relevantes que podem indicar dependência e prejuízos.

 

Palavras-chave: Dependência, Internet, Comportamento, Influência.

 


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO