A NEUROPSICOLOGIA E O PSICODRAMA COM ÊNFASE NO TESTE DE ESPONTANEIDADE
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo preliminar sobre Neuropsicologia e Psicodrama, bem como aplicar o teste de espontaneidade. As abordagens teóricas utilizadas foram Neuropsicologia e Psicodrama com ênfase no teste de espontaneidade, criado por Jacob Levy Moreno (1993a). Os participantes foram cem (n= 100) estudantes universitários e profissionais da área de Psicologia das seguintes instituições de ensino, a saber: 37% da Universidade Salgado de Oliveira, 26% da Universidade Federal de Goiás, 20% da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e 17% da Faculdade Delta. Os resultados dos questionários demonstraram que 60% se encontravam na faixa etária entre 18 a 29 anos, sendo 74% do sexo feminino, 59% na graduação de 6º até 10º período e 60% afirmaram que seria interessante adicionar esse teste na avaliação neuropsicológica. Ressalta-se que, após aplicação dos questionários, os participantes que possuíam diagnóstico de leve déficit cognitivo foram convidados para participar do teste de espontaneidade sendo que cinco (n=5) acadêmicos se enquadravam neste critério. Verificou-se que estes participantes do teste demonstraram uma moderada adaptação ao moldar-se de forma espontânea e criativa às novas experiências de situações emergenciais. Propõe-se a continuidade desta pesquisa exploratória em adicionar o teste de espontaneidade na avaliação neuropsicológica propriamente dita, no intuito de propor o resgate da espontaneidade e da criatividade corroborando, assim, com a saúde psíquica do indivíduo.
Palavras-chave: Neuropsicologia, Psicodrama, Teste de espontaneidade.
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