REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 2 – ANAIS – JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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NARCISISMO: AS REDES SOCIAIS NA PÓS-MODERNIDADE

Marcélia Saraiva Leal, Raymora Karyelle Antunes Guimarães, Cleiber Garcia da Cruz, Gláucia Yoshida, Ruth do Prado Cabral

Resumo


Na pós-modernidade, vive-se uma era tecnológica, na qual o celular é quase uma extensão do corpo humano. Essa tecnologia desenvolveu vários softwares que fazem das redes sociais necessidade quase vital para o indivíduo. Pode-se até dizer que o virtual passou a tomar o lugar do real. As redes viraram um investimento libidinal objetal, em que o sujeito pode ter um comportamento narcísico através da identificação com uma imagem projetada pelo ego nesse inédito contexto de interação social as redes sociais. Existe uma nova subjetivação da construção da identidade humana e um novo interagir no mundo. Diante do exposto, o objeto de estudo dessa pesquisa é compreender qual a relação das redes sociais na pós-modernidade com o conceito de narcisismo segundo Freud. No contexto atual, as pessoas estão muito conectadas nas redes sociais. Dessa forma, buscou-se entender até que ponto essa conexão pode contribuir para o “desenrolar” da vida dessas pessoas na atualidade, ou seja, como as redes sociais influenciam no cotidiano. Para isso, usou-se primeiramente de pesquisa bibliográfica; e após, de um questionário com dezesseis perguntas usadas como instrumento de coleta de dados. A princípio, a pesquisa cumpriu o objetivo do entendimento de que as redes sociais atuam como agente potencializador do desenvolvimento narcisista. Percebe-se com essa pesquisa que as redes sociais servem como uma ferramenta de autopromoção da imagem, visto que o sujeito introjeta sua libido ao seu próprio ego.

 

 

Palavras-chave: Narcisismo. Redes-sociais. Pós-Modernidade.

 




ISSN 2179-1589

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