REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 2 – ANAIS – JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM PAIS SEPARADOS

Graziele Brito de Souza, Juliana Dama Silva, Analucy Aury Vieira de Oliveira, Janete Capel Hernandes, Valéria Barros Costa

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar se o desempenho escolar de crianças com pais separados é prejudicado em relação àqueles que convivem com ambos os pais. A amostra deu-se em uma Escola Estadual na cidade de Goiânia, com crianças de até 11 anos de idade, com uma população de 257 alunos, sendo que 4 foram utilizados como amostra. Como pergunta problema teve-se: há um impacto causado no desempenho de crianças com pais separados? As hipóteses deste estudo foram: a separação dos pais pode prejudicar o aluno, a criança tem necessidade de chamar a atenção dos pais, a criança não tem apoio e nem acompanhamento dos pais, a criança não é estimulada e nem incentivada pelos pais, há na criança baixa autoestima. Os instrumentos utilizados foram um questionário contendo 16 perguntas e 4 boletins escolares das crianças no qual foi avaliado seu desempenho com relação às notas. Os dados extraídos foram obtidos através das mães de cada uma das crianças. 50% das amostras foram de crianças de pais que vivem juntos e 50% de pais separados. A análise dos dados foi baseada em Bardin. Os resultados não indicam diferenças significativas no desempenho escolar entre filhos de pais separados e pais juntos, não por questões relacionadas à separação.

 

Palavras-chaves: Desempenho Escolar. Crianças. Pais Separados.




ISSN 2179-1589

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