O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM PAIS SEPARADOS
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar se o desempenho escolar de crianças com pais separados é prejudicado em relação àqueles que convivem com ambos os pais. A amostra deu-se em uma Escola Estadual na cidade de Goiânia, com crianças de até 11 anos de idade, com uma população de 257 alunos, sendo que 4 foram utilizados como amostra. Como pergunta problema teve-se: há um impacto causado no desempenho de crianças com pais separados? As hipóteses deste estudo foram: a separação dos pais pode prejudicar o aluno, a criança tem necessidade de chamar a atenção dos pais, a criança não tem apoio e nem acompanhamento dos pais, a criança não é estimulada e nem incentivada pelos pais, há na criança baixa autoestima. Os instrumentos utilizados foram um questionário contendo 16 perguntas e 4 boletins escolares das crianças no qual foi avaliado seu desempenho com relação às notas. Os dados extraídos foram obtidos através das mães de cada uma das crianças. 50% das amostras foram de crianças de pais que vivem juntos e 50% de pais separados. A análise dos dados foi baseada em Bardin. Os resultados não indicam diferenças significativas no desempenho escolar entre filhos de pais separados e pais juntos, não por questões relacionadas à separação.
Palavras-chaves: Desempenho Escolar. Crianças. Pais Separados.