REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 2 – ANAIS – JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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O FUNCIONAMENTO COGNITIVO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ABANDONADAS EM CASAS DE ABRIGO

Laiane Bastos Silva, Laís Gabriely Rodrigues de Jesus, Cristina Dias de Souza Figueira, Janete Capel Hernandes, Viviany Pires Guimarães

Resumo


As crianças abrigadas sofrem privação materna, e não recebem estímulos necessários para o desenvolvimento cognitivo normal. O ideal para um desenvolvimento saudável de uma criança tanto psicologicamente quanto fisicamente, é que a família esteja presente durante o seu processo de desenvolvimento, proporcionando um ambiente de carinho, apoio emocional, segurança, proteção dar suporte para que a criança se desenvolva normalmente. Diante do exposto, este estudo busca compreender se existe algum comprometimento no funcionamento cognitivo e também se existem dificuldades de aprendizagem nessas crianças. O campo escolhido para a coleta dos dados fica situado na cidade de Goianira, no interior do estado de Goiás. O método utilizado foram testes psicológicos, o Bender o qual é um Teste Visomotor, e o teste R2 em que busca avaliar o nível intelectual de crianças.   A população desse estudo foi constituída por crianças moradoras da casa de abrigo nessa cidade. A escolha da amostra foi fundamentada na idade dessas crianças os quais estavam entre cinco e dez anos e onze meses de idade. Na amostra pesquisada a maioria das crianças estavam dentro da média em relação ao funcionamento cognitivo. Porém os resultados indicam que existe um significativo grau de dificuldade na aprendizagem das crianças e em relação à cognição. 

 

 

Palavras-chave: Crianças. Casas de abrigo. Abandono. Cognição. Testes psicológicos.




ISSN 2179-1589

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