O FUNCIONAMENTO COGNITIVO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ABANDONADAS EM CASAS DE ABRIGO
Resumo
As crianças abrigadas sofrem privação materna, e não recebem estímulos necessários para o desenvolvimento cognitivo normal. O ideal para um desenvolvimento saudável de uma criança tanto psicologicamente quanto fisicamente, é que a família esteja presente durante o seu processo de desenvolvimento, proporcionando um ambiente de carinho, apoio emocional, segurança, proteção dar suporte para que a criança se desenvolva normalmente. Diante do exposto, este estudo busca compreender se existe algum comprometimento no funcionamento cognitivo e também se existem dificuldades de aprendizagem nessas crianças. O campo escolhido para a coleta dos dados fica situado na cidade de Goianira, no interior do estado de Goiás. O método utilizado foram testes psicológicos, o Bender o qual é um Teste Visomotor, e o teste R2 em que busca avaliar o nível intelectual de crianças. A população desse estudo foi constituída por crianças moradoras da casa de abrigo nessa cidade. A escolha da amostra foi fundamentada na idade dessas crianças os quais estavam entre cinco e dez anos e onze meses de idade. Na amostra pesquisada a maioria das crianças estavam dentro da média em relação ao funcionamento cognitivo. Porém os resultados indicam que existe um significativo grau de dificuldade na aprendizagem das crianças e em relação à cognição.
Palavras-chave: Crianças. Casas de abrigo. Abandono. Cognição. Testes psicológicos.