REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 3 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

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COLEÇÃO CASTELO RÁ TIM BUM E SUAS FORMAS

Yasmin Helrighel de Morais, Tainá Sarmento Borges

Resumo


Este trabalho é resultado de estudos e pesquisas na área da moda no âmbito do vestuário. Buscou-se refletir a respeito das possíveis relações entre os conceitos de arquitetura e moda, solucionando assim a problemática relacionada à expressão da arquitetura e suas formas, a partir de vestimentas, diante das questões que motivaram o desenvolvimento de uma coleção de moda infantil, intitulada “Castelo Rá Tim Bum”. Partindo do movimento Art Nouveau, do qual foram exploradas informações desse universo, cheio de características de muita imponência com traços lúdicos, objetivou-se criar roupas para o público infantil, algo que encante, que remeta à natureza, à liberdade e à alegria. Por este motivo a inspiração escolhida foi o “Castelo Rá Tim Bum”, que teve seu cenário inspirado nas obras de um grande arquiteto (Antonio Gaudì), quem representou a Art Nouveau em suas obras em Barcelona, com muitas cores e traços orgânicos. Desenvolveu-se estudos baseados na teoria da percepção e psicologia da forma, a “Gestalt”, por meio de análises de imagens, e história do castelo para a construção de um texto não verbal, a roupa. Usou-se a metodologia projetual em Design, passando pelo estudo da problematização, projeto e realização, dentro de uma proposta conceitual.

PALAVRAS-CHAVE: Moda, público infantil, castelo, Art Nouveau. 


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ISSN 2179-1589

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