REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 3 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

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OVOS FABERGÉ: ícones do luxo inspiram coleção de moda

Ronívia Ferreira da Silva, Angélica de Amorim Romacheli

Resumo


Este artigo apresenta o processo de concepção e desenvolvimento de uma coleção de moda voltada para o público feminino, desenvolvido ao término do curso de graduação em Design de Moda. Discute-se formas e conceitos que buscam retratar por meio de sua configuração o movimento artístico Art Nouveau. O movimento revelava grande ênfase decorativa, era rico em formas sinuosas, em especial as da natureza, apresentava movimento visual, fluidez e grande riqueza no uso das cores. Para a concepção da coleção utilizou-se como referência os “ovos Fabergé” - objetos de joalheria, fabricados em metais e pedras preciosos a pedido do czar russo como presente de Páscoa para sua esposa. Na coleção objetivou-se a transposição de significados para as roupas, considerando as funções do design. Foram realizadas pesquisas no âmbito da teoria da percepção, a partir de imagens. Analisou-se o maquinário, tecidos, aviamentos, ergonomia, custos e alternativas para a produção. O primeiro bloco denominado “As surpresas de Fabergé” utiliza-se das cores verde, laranja e amarelo, recorre a tecidos bordados, formas ovais e silhueta em s. Faz uso de tecidos mais estruturados para dar volumes as peças. No segundo bloco denominado “Delicadeza” busca-se a ideia de feminilidade, com tecidos fluidos, transparência, repetições, babados, exagero no laço e recortes Finaliza-se com o terceiro bloco “Ornamentos” que busca uma atmosfera de encantamento com o uso de azul, cinza e vermelho em tecidos leves. As peças são mais juvenis, alegres e irreverentes.


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ISSN 2179-1589

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