REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 2 – ANAIS – JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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ANÁLISE DO NÍVEL DE RECEPTIVIDADE RELACIONADO À PRÁTICA DE ESPORTES ADAPTADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE DOIS COLÉGIOS DE GOIÁS

Nozelmar Borges de Sousa Júnior, Guilherme Amaral, Júlio Santos, Neilon Carlos Santos, Edson Leonel Rocha

Resumo


Devido às potencialidades proporcionadas pelos esportes adaptados, principalmente como um processo de inclusão social, não se pode mais pensar em Educação Física sem relacionar tal prática. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar a receptividade da prática dos Esportes Adaptados em âmbito escolar por alunos do Ensino Médio. Optou-se por uma pesquisa estatística quantitativa, avaliando 25 estudantes do 1° ano do Ensino Médio com faixa etária entre 15 e 20 anos. Observou-se que 100% dos estudantes avaliaram como importante a participação de PCD nas atividades práticas das aulas, porém 20% avaliaram como “Razoável” esta vivência. 72% dos alunos gostaram de todas as atividades propostas, mesmo 50% dos alunos não tendo contato prévio com algumas modalidades. 44% dos alunos perceberam uma melhor interação com as PCD, 28% como razoável e 28% não sentiram diferença. Propostas de modalidades e adaptações que fujam do convencional se mostram como grandes ferramentas de interação, sendo os esportes adaptados um dos caminhos efetivos neste processo de aceitação, melhora da auto-estima, da autoconfiança, da ressocialização, da qualidade de vida das PCD.

 

Palavras chaves : esporte adaptado, socialização, inclusão.




ISSN 2179-1589

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