REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 2 – ANAIS – JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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COMO O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II PODE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS.

Lana Cristina Melo, Petrick Martins Silva, Neilon Carlos Santos, Jovino Oliveira Ferreira, Edson Leonel Rocha

Resumo


As aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, quando bem organizadas e executadas nos conformes do planejamento obtém-se resultados práticos e de desenvolvimento da criança. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental onde comparamos os relatórios de estágios 1 e 2 observando a utilização do planejamento e ausência de planejamento. O problema investigado é o planejamento como um instrumento pedagógico que pode diferenciar ou não na qualidade nas aulas de educação física escolar. O objetivo geral é mostrar a relação de aulas planejadas e não planejadas na construção do ensino-aprendizagem da Educação Física na escola. Os objetivos específicos são: Analisar o desenvolvimento nas aulas de Estágio 1 numa perspectiva planejada; Analisar o desenvolvimento nas aulas de Estágio 2 numa perspectiva não planejada; Mostrar as contradições da Educação Física planejada e não planejada. Como resultados, percebemos que as aulas planejadas e organizadas, não se têm muitos problemas a não ser problemas básicos e próprios da criança. Já no Estágio 2 houve um aumento dos problemas das crianças principalmente nos níveis de disciplina e controle porque na aula o aluno era estimulado a uma prática livre, onde as decisões eram menos centralizadas e controladas. Nesse contexto as crianças brigavam entre si, ou se isolavam e por vezes não participavam das aulas de educação física. Consideramos assim o planejamento como um instrumento crucial para o desenvolvimento da criança, mas isso requer mais estudos, para que se possa chegar mais próximo da eficiência contemplada sobre o planejamento.

 

 

Palavras chaves: planejamento escolar, educação física, ensino fundamental.

 

 




ISSN 2179-1589

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