COMO O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II PODE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS.
Resumo
As aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, quando bem organizadas e executadas nos conformes do planejamento obtém-se resultados práticos e de desenvolvimento da criança. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental onde comparamos os relatórios de estágios 1 e 2 observando a utilização do planejamento e ausência de planejamento. O problema investigado é o planejamento como um instrumento pedagógico que pode diferenciar ou não na qualidade nas aulas de educação física escolar. O objetivo geral é mostrar a relação de aulas planejadas e não planejadas na construção do ensino-aprendizagem da Educação Física na escola. Os objetivos específicos são: Analisar o desenvolvimento nas aulas de Estágio 1 numa perspectiva planejada; Analisar o desenvolvimento nas aulas de Estágio 2 numa perspectiva não planejada; Mostrar as contradições da Educação Física planejada e não planejada. Como resultados, percebemos que as aulas planejadas e organizadas, não se têm muitos problemas a não ser problemas básicos e próprios da criança. Já no Estágio 2 houve um aumento dos problemas das crianças principalmente nos níveis de disciplina e controle porque na aula o aluno era estimulado a uma prática livre, onde as decisões eram menos centralizadas e controladas. Nesse contexto as crianças brigavam entre si, ou se isolavam e por vezes não participavam das aulas de educação física. Consideramos assim o planejamento como um instrumento crucial para o desenvolvimento da criança, mas isso requer mais estudos, para que se possa chegar mais próximo da eficiência contemplada sobre o planejamento.
Palavras chaves: planejamento escolar, educação física, ensino fundamental.