EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: um olhar para o conceito de densidade
Resumo
A partir de questionamentos sobre como facilitar a aprendizagem dos conceitos de Química em específico, densidade, a experimentação foi trabalhada em uma turma de primeiro período do curso de Engenharia de Produção do turno noturno de uma universidade privada, com intuito de colocar o aluno, a partir da experimentação, como sujeito ativo, capaz de construir seus próprios conceitos e se são aceitáveis como ciência, a partir da interação com o objeto do conhecimento. Além, de despertar o interesse do mesmo, as atividades práticas tiveram como objetivos proporcionar situações de investigação, dando margem à discussão e interpretação de resultados obtidos, explorando de forma articulada o conteúdo. Aos professores foi designada a função de mediar, orientar, apresentar, explorar, arguir o aluno sobre conceitos, leis e teorias relacionadas aos conteúdos desenvolvidos, problematizando a ação conhecedora do educando, organizando e sistematizando situações de aprendizagem. Podendo, o professor, com esta postura, oportunizar a interação entre o sujeito (aluno) e o objeto, objetivando tornar a situação conflituosa, de modo que, o próprio sujeito possa reestruturar suas estruturas anteriores. Pesquisas em ensino de Química têm mostrado a relevância da aplicação de atividades experimentais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos alunos, possibilitando uma abordagem mais concreta, investigativa que incentiva uma maior participação no processo de aprendizagem.
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