REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 2 – ANAIS – JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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PROPOSTA DE ESTRUTURA DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: um estudo de caso em uma instituição privada

Eliane Alves Moura, Elcimar Gomes Galvão, Claudio Lúcio Bezerra, Joicy Pereira Santos

Resumo


As exigências incisivas por parte do Ministério da Educação (MEC) e seus agentes reguladores, bem como a necessidade de promover uma formação acadêmica superior em Administração, que atenda à necessidade de todos os públicos envolvidos, bem como da interação universidade-empresa, têm demandado das Instituições de Ensino Superior muita inovação e criatividade dos instrumentos de gestão. As Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de administração cumprem o papel de apresentar os requisitos mínimos esperados para o perfil do egresso no que tange às habilidades e competências básicas. O MEC figura como um agente, que influencia e sofre a influencia nos quesitos objetivos organizacionais. Além do MEC, outras partes interessadas colaboram na formação do egresso em administração, no intuito de atender demandas locais. Com essa constatação, nota-se que um curso superior está inserido num campo interorganizacional de altacomplexidade, ciclicamente conectado a diversos stakeholders, tais como: alunos, professores, mantenedores, agentes de integração, agentes reguladores, associações de classe, empresas e sociedade de uma forma geral.  Assim, este estudo tem como objetivo  apresentar uma proposta de estrutura para a elaboração de projetos político pedagógicos em cursos de administração, fundamentado na Teoria do Stakeholder, como elemento metodológico auxiliar no processo de construção do perfil do aluno a ser formado pela universidade. A pergunta norteadora desse estudo é: Qual estrutura de Projeto Político Pedagógico é necessário para a construção do PPC do Curso de Administração, visando atender às premissas legais e ao mesmo tempo às competências e demandas essenciais do egresso e do mercado de trabalho.


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ISSN 2179-1589

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