REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 5 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

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METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E SEU PAPEL DE INCLUSÃO SOCIAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE.

Cristina Dias de Souza Figueira, Raissa Silva Frota, Karynne Milhomem Sousa Holme Machado, Eduardo Di Oliveira Pires, Walter Rogério Diesel, Cristina Dias de Souza Figueira, Denise Mendonça Andreozzi Tonasso

Resumo


evido as mudanças proporcionadas pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional e Diretrizes Curriculares Nacionais os cursos da área da saúde no país passaram a ter necessidades de orientações diferentes e encontrou na Aprendizagem Baseada em Problemas a possibilidade de emprego dos novos objetivos traçados e requisitados. O estudo realizado com desenho metodológico qualitativo e quantitativo acerca dos pontos e citações em artigos que tratam sobre o tema, baseia-se na busca em banco de dados, estudos publicados de 2000 a 2016, com os descritores PBL, medicina e metodologia ativa traçando comparação entre o ensino tradicional e os que usam metodologias ativas. O material foi estudado com técnica de análise de conteúdo temática. A discussão se estabelece a partir do resultado acerca do melhor desempenho de instituições que utilizam a ABP em importantes pontos que desempenham papel social na formação na área da saúde. Conclui-se que o uso da ABP na graduação na área da saúde cumpre com anseio da sociedade e a intimação dos requerimentos do Sistema Único de Saúde.


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ISSN 2179-1589

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