REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 3 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENFRENTAMENTO FAMILIAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MENTAL

Gessica Santana Horbylon, Wellida Rodrigues Oliveira, Eder Cardoso Guimarães, Rosângela Maria Pereira, Selma Rodrigues Alves Montefusco, Zelcimar Lemos Salvador, Ângela Cristina Bueno Vieira

Resumo


O nascimento de uma criança com deficiência mental traz implicações importantes para toda a família, e é a família o principal responsável por criar em um primeiro momento situações em que a criança compreenderá quem ela é e qual o mundo que a cerca. A participação em grupos de intervenção e programas de auxílio podem ser de muita ajuda aos pais de deficientes, pois auxiliam no incremento de informações e dos recursos de enfrentamento e adaptação. (LOPES; KATO; CORRÊA, 2002). Trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura que, segundo Mendes (2008), inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão e a melhoria da prática clínica, se dividindo em seis etapas. Aponta as dificuldades que a família enfrenta com o nascimento de uma criança com deficiência mental. A notícia do diagnóstico do filho é frequentemente vivenciada com reações e sentimentos variados e isso pode gerar um desequilíbrio no funcionamento da família, e é de fundamental importância que os profissionais sejam mais bem preparados, tenham uma rede mais extensa para que os pais possam encontrar serviços e apoio social e educativo para o filho (PEREIRA-SILVA E DESSEN, 2005). Algumas famílias relatam que as dificuldades financeiras limitam o engajamento em mais atividades que pudessem favorecer o desenvolvimento do filho. Os profissionais de saúde devem acompanhar a família desde a descoberta do diagnóstico, para aprenderam a lidar com a criança com deficiência mental, pois ela deve se sentir segura, com um lar estruturado e cheio de amor.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO