REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 5 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO A PRATICA DE TREINAMENTO RESISTIDO COM PESOS EM ACADEMIAS

Rychard Marciano Paredes Sartorato, Barbara Rosa Foizer Ribeiro, Jacqueline Araújo Brito, Willian Mendes Costa, Gilberto Reis Agostinho Silva

Resumo


A motivação está diretamente ligada aos resultados e a permanência do indivíduo em determinada modalidade, para o professor é necessário conhecer técnicas de motivação para elaborar estratégias que motivem seus alunos, o que os fará manter uma rotina fisicamente ativa. O presente estudo buscou analisar quais os fatores motivacionais, saber a influência deles na adesão a um programa de exercícios e entre eles quais são os que possuem fator de motivação maior, Participaram deste estudo 40 indivíduos, sendo 20 de uma academia de condomínio fechado e 20 de uma academia privada em idade superior a 18 anos. O instrumento de coleta utilizado foi o questionário IMPRAF 54 adaptado ao treinamento resistido com pesos, houve diferença entre os fatores, a classe alta da academia de condomínio fechado possui como seu principal fator motivante a saúde, já a classe média da academia do shopping demonstra ser a estética o fator motivante de maior importância. Ressato o auto numero de individuos motivados pelo prazer, nos dois grupos analisados, No fator controle de estresse O estresse vem sendo a doença do seculo e não importa a classe social portanto os dois grupos tiveram resposta média bem próxima, e concluímos então que é essencial conhecer seus alunos e os fatores que realmente os motivem a praticar o treinamento resistido com pesos, com isso reduziremos o número de evasões nas academias seja ela de classe baixa, média ou alta.

 

Palavras-chave: Treinamento de força, motivação, estética.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO