REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 6 – PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS - MULTIDISCIPLINAR

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NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL DE ADOLESCENTES DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE GOIÁS

Gilberto Reis Agostinho Silva, Alyni Alves Silva, Breno Rodrigues Dias, Lauren Ribeiro Aguiar Plácido Souza, Lorraynne Barbosa de Magalhães, Samanta Garcia de Souza

Resumo


A Educação Física escolar busca propor vivências e estimular à promoção de saúde por meio dos mais diversos conteúdos. A atividade física habitual é a movimentação voluntária do corpo com um baixo gasto de energia que se faz muito necessária na vida do ser humano. O aluno deve entender que quanto mais ativo ele for, mais saudável será. O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade física habitual dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública. A amostra foi de 25 alunos de ambos os sexos com idade entre 15 e 16 anos. Para avaliar a atividade física habitual foi utilizado o questionário proposto por Florindo et al (2006). O questionário comporto por 17 questões sobre atividades habituais exercidas nos últimos 12 meses (exercícios físicos/esportes e atividades de locomoção). Depois de quatro meses de vivência de vários esportes, exercícios físicos e outras modalidades de práticas da educação física, os alunos foram reavaliados, no intuído de identificar mudanças relacionadas ao hábito de atividades físicas habituais. De acordo com os dados coletados inicialmente, foi observado que 80% da amostra são classificados como ativos e 20% sedentários. Após a intervenção, observou-se que 89% da amostra foram classificados como ativos e apenas 11% sedentários. Assim fica claro que a vivência na escola de diversas atividades que exigiam um maior gasto energético. Nesse sentido podemos afirmar que a educação física escolar no ensino médio é de extrema importância para a saúde dos alunos.

Palavras chave: Educação Física, Atividade física, Escolares




ISSN 2179-1589

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