REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 9 (2023)

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A VULNERABILIDADE PSICOLÓGICA DO ADOLESCENTE DEVIDO ÀS REDES SOCIAIS

Graciane do Nascimento Maciel Borges, Maysa Teresa Lima, Carla Oliveira Cruz

Resumo


Mediante as novas formas de interação experienciadas pelo adolescente contemporâneo, através das tecnologias e redes sociais, que se apresentam como um novo modelo de vivência, bem como as questões relacionadas ao processo de formação de sua identidade, o presente estudo buscou compreender os impactos que essa nova configuração virtual pode trazer a saúde mental dos jovens. Como método foi realizada a revisão de literatura, na qual foram encontrados através das palavras-chaves: Redes sociais, adolescência, impactos psicológicos, 6 artigos no total. Como critérios para seleção da amostra, considerou-se: a) publicações em periódicos nacionais e internacionais, escritos em língua portuguesa, entre o período 2017 e 2020, com artigos de periódicos qualificados entre A1 e B4 segundo o QUALIS; b) artigos indexados com as palavras-chave Redes sociais, adolescência, impactos psicológicos. nas bases de dados Scielo e Pepsic; c) periódicos disponíveis no Brasil, nas bibliotecas da Universidade Salgado de Oliveira e da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados dos estudos apontaram que o sujeito adolescente se torna vulnerável diante as redes sociais, fazendo com que o mesmo negligencie sua própria subjetividade em decorrência dessa manipulação. E como consequência dessa vulnerabilidade apresentam-se os diversos efeitos nocivos ao psicológico desse adolescente e o comprometimento de sua saúde mental. Percebeu-se a importância da conscientização a respeito das influências negativas e a promoção de ações que visem a diminuição dessas consequências, tal como estudos que objetivem a obtenção de critérios, intervenções assertivas e possibilidades de atuação diante do exposto, visando minimizar os problemas psicológicos evidenciados e seus efeitos, e tornar possível o uso das redes sociais de maneira saudável.

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ISSN 2179-1589

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