REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 9 (2023)

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Desafios enfrentados pelo profissional de psicologia na construção do diagnóstico do TDAH

Abner Maurício Gomes, Gabriela Barros de Freitas Mattos, Gustavo Lejeune Monção, Virgílio Luiz Andrade de Faria Alvim, Carla Oliveira Cruz

Resumo


Mediante aos avanços científicos e suas contribuições para a sociedade como um todo, na medida em que possibilita progresso na saúde e qualidade de vida dos indivíduos, o presente estudo visa compreender os recursos utilizados na execução do diagnóstico do TDAH, eficácia das ferramentas, bem como as dificuldades relacionadas ao seu processo de desenvolvimento. Como método foi utilizada a revisão integrativa, com a expressão de busca ("Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade" OR "tdah") AND ("avaliação" OR "diagnóstico"). Como critérios de inclusão de artigos foram utilizados “língua portuguesa”, “artigos de campo com textos completos disponíveis” e artigos que respondem à pergunta base da pesquisa. O critério de exclusão foi: “duplicidade”. Foram analisados 6 (seis) artigos selecionados através das bases de dados: Pepsic, Scielo e Periódicos Capes. Os resultados dos estudos apontaram que a dificuldade em se realizar o diagnóstico se dá por diversos fatores, pois o diagnóstico ainda seria motivo de embate entre os especialistas e complexo de se constatar de maneira assertiva. Apresenta-se nesse transtorno a inexistência de exames clínicos e físicos que o comprove. Assim, a partir da investigação científica, foi possível observar que o procedimento de avaliação diagnóstica de um paciente com suspeitas de TDAH é extremante abrangente, pois depende do levantamento de múltiplas evidências sintomáticas, além do envolvimento de diferentes etapas, instrumentos e especialidades médicas. Sugere-se mais análises e estudos em relação ao tema.

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ISSN 2179-1589

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