REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

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Manual de Acessibilidade

UIRÁ ENDY RIBEIRO, ALESSANDRA APARECIDA MACHADO CARLO, JOÃO FERNANDO COSTA JÚNIOR, BRENO GONTIJO NASCIMENTO, BRUNO CESAR FONSECA, FLAVIA FERREIRA ARAUJO, GLADSTON DOS SANTOS SILVA, HELEN CRISTINA CARVALHO, PATRÍCIA REGINA HENRIQUE PELES, RODRIGO CAILLAUX PEREIRA, CAMILA TERESA MARTUCHELI, ROSEMARY MOREIRA POUÇAS MARTINS TEIXEIRA

Resumo


A acessibilidade é tratada, neste documento, como acessibilidade atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática e digital. Esse termo aparece explicitamente como elemento que compõe critério de análise dos indicadores de infraestrutura do Instrumento de Avaliação Institucional Externa. Contudo, sendo a educação especial uma modalidade transversal, portanto intrínseca à Educação Superior, a avaliação externa requer a abordagem da acessibilidade nos demais eixos e indicadores do instrumento. Para que sejam promovidos o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos acadêmicos do aluno alvo da educação especial, a avaliação in loco requer orientações específicas que contribuam com a indução da qualidade nas IES, indo além do atendimento à acessibilidade arquitetônica.

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ISSN 2179-1589

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