REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

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Atuação do Psicólogo com o Transtorno do Espectro Autista

Gabriela Marques Emanuelle, Alicia Venâncio, Flávia Zagnoli, Ana Cruzeiro, PATRÍCIA REGINA HENRIQUE PELES

Resumo


O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais. As interações entre esses fatores parecem estar relacionadas ao TEA, porém é importante ressaltar que “risco aumentado” não é o mesmo que causa fatores de risco ambientais. Cada pessoa com TEA apresenta um diagnóstico singular.

Dividido em dois critérios, temos o A, que seria prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e o B, que seria padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Os dois critérios estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário (Critérios C e D).


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ISSN 2179-1589

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