REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

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A PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL INFANTIL

Adelice dos Reis Silva, Jéssica Fernanda Jorge Viana, Luciana Cristina da Silva Neves, Vitória Fernandes Oliveira, Mara Martins Ribeiro

Resumo


Quando se fala em saúde bucal, muita gente logo associa o tema a ter um sorriso bonito e, consequentemente, uma melhor aparência. Embora não esteja errado pensar nisso, a verdade é que ela vai muito além dessas duas coisas. Na verdade, trata-se de entender a importância que a região da boca tem para o nosso organismo, o nosso bem-estar e, em especial, a nossa qualidade de vida e saúde (SANTOS; GARBIN, 2012). A infância é um período crítico de aquisição de novos conhecimentos e hábitos, que poderão refletir posteriormente nos comportamentos relacionados à saúde. Alguns fatores que podem influenciar na ocorrência de problemas relacionados à saúde bucal de crianças pré-escolares incluem o consumo excessivo de açúcar, exposição inadequada a fluoretos, pouco acesso à água e instalações sanitárias seguras, dificuldade de acesso aos serviços de saúde bucal, escassez de cuidados primários de saúde com enfoque na promoção da higiene bucal e técnica adequada, bem como a prevenção de agravos no âmbito individual e coletivo (SANTOS; GARBIN, 2012). A saúde bucal é parte integrante da saúde geral da criança. As crianças e seus responsáveis precisam ser despertados sobre os seus papéis nos cuidados com a saúde bucal. Quanto mais precocemente os comportamentos saudáveis relacionados a saúde bucal forem inseridos no contexto da criança, maior será a possibilidade das mesmas na manutenção da estabilidade da saúde ao longo do anos (SIGAUD et al., 2017). O objetivo foi sensibilizar crianças na fase escolar sobre a importância da promoção da saúde bucal. Trata-se de um projeto de intervenção ocorrida na Creche Israel Pinheiro no bairro Alto Vera Cruz em Belo Horizonte. Participaram 20 crianças entre 4 e 5 anos autorizadas pelos pais.A intervenção proporcionou a conscientização das crianças para a adoção de comportamentos adequados relacionados a escovação dos dentes para a manutenção da saúde bucal, respeitando e aprimorando o conhecimento de cada um. A realização de intervenções educativas lúdicas com crianças é efetiva para a melhoria dos comportamentos adequados referentes à prática de escovação dos dentes. Essas ações devem utilizar métodos e recursos lúdicos apropriados à faixa etária infantil. Programas educativos devem ser vistos como importantes estratégias para construção de hábitos de saúde em crianças. As instituições de educação infantil constituem espaço privilegiado para isso, pois é na primeira infância que a criança aprende e incorpora os hábitos de cuidado pessoal. Sendo asism, recomenda-se que os profissionais de saúde potencializem as ações de promoção da saúde bucal com as crianças.

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ISSN 2179-1589

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