REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

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POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

Estefânia Correia Carvalho, Gênison Queiróz Costa, Jéssica Oliveira Silva, Kátia Franca Pereira Marinho, Laísa da Silva Santos, Livia Fernandes Martins de Souza, Mara Martins Ribeiro

Resumo


O documentário acontece em um centro de saúde do idoso em Blumenau – SC, onde retrata o cuidado com pessoas idosas. Mostrando que para organizar esse tipo de serviço tem que ir com afeto, amor e carinho. Além de ter uma equipe afetiva, acolhedora e com noção de todo o processo do envelhecimento. Quando o grupo foi montado havia pessoas com os mesmos interesses de cuidar dos idosos, no inicio foi difícil, pois o gestor não queria que fosse gerado um impacto diferente, infelizmente, ele estava preocupado com números e não com qualidade. E o grupo se bastava e não desistiram, foi aí que eles perdem o apoio da gestão, evoluiu o processo através de estudos e emprenho de todos. Usuários relatam a obrigação às vezes do cuidado por obrigação, mas são ouvidos e amparados e mesmo assim não desistam. Tem outros relatos de familiares que estão ali felizes e entendem o que é ser acompanhante, conforme necessidade de cada um. (Qualidade de vida). Cada caso é discutido pela equipe e mediante a isso são elaborados prescrições e diagnósticos para melhorias. São realizadas reuniões de equipe focadas no cuidado e não na doença, o suporte se torna qualificado, pois tem vários olhares. Não é uma pessoa só pensando no tratamento, são vários olhares de pessoas diferentes e atuações diferentes. Então a equipe multiprofissional é importante para prestar um serviço de qualidade. O grande diferencial é que através da escuta que vem também da empatia, transversalidade, onde o contato, o trabalho em grupos, faz o paciente se sentir mais confortável, onde trocam experiências de vida. Infelizmente muitos centros de apoio não têm uma gestão que compactua com a qualidade do serviço, visa apenas números, não pode haver indissociabilidade entre atenção e gestão, os dois precisam andar juntos para um suporte qualificado para cada profissional e usuário, a linguagem clara para se resolver os pequenos detalhes, como poder verificar com carinho um agendamento de varias consultas de um usuário que more longe num mesmo dia até mesmo para ajudar na sua qualidade de vida. O acolhimento parece algo simples, mas é uns dos princípios mais importantes. Acolher o começo de conhecer um pouco mais o usuário, ouvir, escutar, pode ser o melhor remédio, às vezes não vai curar uma doença, mas sim aumentar a qualidade de vida, e ter uma equipe efetiva e um tempo de escuta de qualidade com multiprofissionais e com fundamentos trará um resultado melhor que imaginamos. O serviço com afeto, emoção e respeito, esse é a ambiência que precisa existir, espaço leve com variareis atividades que desenvolvem um sorriso de esperança em cada usuário e de muito estudo e fundamentos para cada profissional

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ISSN 2179-1589

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