REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Contribuição da Educação Física Escolar no desenvolvimento motor da criança

NÁDIA FERNANDA SCHIMITT MARINHO

Resumo


Na infância são desenvolvidas importantes bases motoras que subsidiarão a aquisição de habilidades motoras futuras. A prática motora sistemática é considerada condição para o desenvolvimento dessa base. Por isso, o objetivo desse estudo foi investigar qual a contribuição da educação física escolar, como uma forma de prática motora sistemática, no desenvolvimento motor da criança. Acredita-se que os benefícios das aulas de educação física estão associados à formação do profissional que ministra as aulas, à forma com que é construído esse conhecimento com os alunos e ao tempo de exposição à prática. Para a realização deste estudo, foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados nas bases de dados: Scielo, Lilacs e Periódicos Capes. Os critérios de elegibilidade foram estudos encontrados a partir da expressão de busca: ("educação física" OR "educação física escolar") AND ("desenvolvimento motor" OR "desempenho motor") AND ("crianças" OR "pré-escolares" OR "anos iniciais"), com textos completos disponíveis, em língua portuguesa, que se caracterizam como artigos de campo, que respondem à pergunta do estudo, avaliados pelos instrumentos KTK e TGMD-2, e classificados entre A1 e B3 pelo QUALIS. Foram excluídos artigos duplicados e que tratavam de desenvolvimento motor atípico. Obteve-se um total de 04 artigos na base de dados Scielo, 01 no Lilacs e 01 no Periódicos Capes. Dos artigos encontrados, 03 apontaram a importância das aulas de educação física serem ministradas por um professor especialista da área, 02 observaram que maior frequência das práticas motoras trazem maiores benefícios ao desenvolvimento motor. Por fim, 01 estudo indicou que a prática de aprendizagem incidental que progride apara a aprendizagem intencional  é mais benéfica para o desenvolvimento motor do que a prática tradicional utilizadas nas aulas de educação física. Todos os artigos selecionados, diante das 3 vertentes apresentadas, indicaram a importância da educação física escolar para o desenvolvimento motor das crianças.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO