REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A FISIOTERAPIA EM CONJUNTO COM A REALIDADE VIRTUAL NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: Revisão de literatura

DANIELA GARCIA OLIVEIRA, Ana Carolina Ferreira Oliveira, Breno Gontijo do Nascimento

Resumo


RESUMO

 

 

Introdução: A paralisia cerebral (PC) é descrita como um grupo de alterações neurológicas permanentes que afetam o movimento e a postura, secundárias a uma lesão não progressiva do encéfalo em desenvolvimento, gerando déficits de funcionalidade, limitações nas atividades de vida diária e qualidade de vida. A realidade virtual é uma das novas abordagens que tem indicado efeitos promissores nas funções motoras brutas, equilíbrio e melhora nas atividades de vida diária de crianças com PC.

Objetivo: Destacar os benefícios e a efetividade da fisioterapia convencional associada a jogos de realidade virtual no tratamento da função motora bruta de crianças com paralisia cerebral espástica nível GMFCS 1,2 e 3.

Metodologia: As buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas, PubMed e PEDro, por meio de artigos publicados nos últimos 5 anos, em inglês e português. A pesquisa ocorreu no período de maio de 2022 a outubro de 2022.

Resultados: Foram encontrados 40 estudos no período de busca estabelecido: sendo 18 no PUBmed, 4 na PEDro, 13 BVS e 5 na SciELO.  Apenas 4 artigos cumpriram os critérios de inclusão.

Conclusão: A intervenção com RV associada a fisioterapia convencional apresentou melhora na função motora bruta e na atividade e participação social de crianças com paralisia cerebral.

 

ABSTRACT

 

 

Introduction: Cerebral palsy (CP) is described as a group of permanent neurological alterations that affect movement and posture, secondary to a non-progressive lesion of the developing brain, generating functionality deficits, limitations in activities of daily living and quality of life. life. Virtual reality is one of the new approaches that has shown promising effects on gross motor functions, balance and improvement in activities of daily living in children with CP.

Objective: To highlight the benefits and effectiveness of conventional physical therapy associated with virtual reality games in the treatment of gross motor function in children with spastic cerebral palsy level GMFCS 1,2 and 3.

Methodology: The searches were carried out in the electronic databases, PubMed and PEDro, through articles published in the last 5 years, in English and Portuguese. The research took place from May 2022 to October 2022.

Results: 40 studies were found in the established search period: 18 in PUBmed, 4 in PEDro, 13 in VHL and 5 in SciELO. Only 4 articles met the inclusion criteria.

Conclusion: Intervention with VR associated with conventional physical therapy showed improvement in gross motor function and in activity and social participation of children with cerebral palsy.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO