REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE DANÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE

Aládia Rodrigues Medina

Resumo


 

A dança, como conteúdo da cultura corporal de movimento na Educação Física é uma das temáticas que vem se relacionando com as questões de gênero no ambiente educacional. O objetivo deste texto é trazer essa temática para a discussão a partir da elaboração de resumo do texto “O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade” de autoria do Giuliano Souza Andreoli publicado na Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and Society V. 05, no 02, mai-ago., 2019. O autor, ao discutir a diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensino da dança, utiliza autores pós estruturalistas para problematizar como a dança e a aula de dança podem se configurar em espaço de experiências generificadas. O texto nos instiga a refletir sobre essa temática na educação física escolar e o modo de fazer a dança neste espaço.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO