REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

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RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: Uma análise dos programas do Instituto Hermes Pardini.

Mariane Medeiros, Maximilian Araújo, Rayssa Karen Santos, Cristian Correna Carlo

Resumo


Este trabalho aborda a utilização de um modelo de avaliação da Responsabilidade Social Corporativa como instrumento de planejamento das ações empresariais, de acordo com os novos papéis das instituições privadas e do terceiro setor no Brasil. O objetivo deste trabalho foi de avaliar as ações de RSC do laboratório Hermes Pardini e classificar o programa de acordo com a metodologia de avaliação de Responsabilidade Social Corporativa desenvolvido por Machado (2004). Quanto ao programa de Responsabilidade Social do Laboratório Hermes Pardini, pode-se verificar que existem ações para diminuir e compensar o impacto sobre os seus stakeholders. Pode-se afirmar que o nível social das ações do laboratório é alto, possuindo variadas intervenções como o festival Meu Vizinho Pardini com música, teatros, circo, gastronomia, saúde e bem-estar. Atua também na educação e na cultura, apoiando outros projetos sociais como a Comunidade Reviver, Cidade dos Meninos, etc. A Responsabilidade Social no Hermes Pardini visa ações de inclusão e transformação social, intervindo em situações que contribuam com o desenvolvimento da comunidade e dos seus colaboradores, além de favorecer uma relação saudável no ambiente de trabalho. Assim, considerando os critérios avaliados: i) orientação da ação social para o stakeholder do Impacto Social e ii) Grau de Intervenção Social (GIS) em relação ao Impacto Social Corporativo (ISC), podemos classificar a RSC do Hermes Pardini como sendo de “RSC Plena” porque ficou evidenciado que ISC é alto e que o GIS também é alto, fato que evidencia a busca de um equilíbrio entre impacto social e ações de mitigação dos efeitos para a sociedade.  Destaca-se ainda o correto foco das ações sociais do Hermes Pardini, majoritariamente concentradas nos públicos de interesse mais relevantes, os mais impactados pelas atividades da corporação na Sociedade. Ao final, verificou-se que foi possível classificar a Responsabilidade Social Corporativa da empresa pelo modelo de Machado (2004), o que leva à conclusão de que o modelo estudado é funcional e adequado como para análise e planejamento empresarial.



ISSN 2179-1589

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