REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO BEM-ESTAR FÍSICO, SOCIAL E COGNITIVO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Maria Luiza Santos Araujo, DANIELA GARCIA OLIVEIRA

Resumo


RESUMO Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. Na prática de atividades físicas, além de se obter um grande benefício à saúde, há também uma melhora significativa nas áreas motoras, sociais e cognitivas. A ociosidade e o sedentarismo são extremamente prejudiciais para criança autista. Objetivo: Analisar os benefícios da atividade física no bem-estar físico, social e cognitivo em crianças com transtorno espectro autista (TEA). Matériais e metódos: Foi realizada uma revisão integrativa orientada pela busca bibliográfica nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Lilacs, PEDro, Scielo e PUBMED, buscando prioritariamente por estudos de intervenção no período de 2012 a 2022, nos idiomas inglês e português. Resultados: Dos 59 artigos encontrados, 8 foram selecionados e incluídos no artigo, sendo 7 deles estudos clínicos randomizados e 1 relato de pesquisa. Discussão/conclusão: Todos os estudos analisados permitiram compreender que a atividade física é uma intervenção eficaz para crianças com Transtorno Espectro Autista, na interação social e habilidades motoras. Quanto ao cognitivo, são necessários mais estudos para esclarecer quais intervenções trazem benefícios neste quesito.

 

ABSTRACT

 

 

Introduction: Autism spectrum disorder (ASD) refers to a series of conditions characterized by some degree of impairment in social behavior, communication and language, and by a narrow range of interests and activities that are unique to the individual and carried out repetitively. In the practice of physical activities, in addition to obtaining a great benefit to health, there is also a significant improvement in the motor, social and cognitive areas. Idleness and sedentary lifestyle are extremely harmful to autistic children. Objective: To analyze the benefits of physical activity on physical, social and cognitive well-being inchildren with autism spectrum disorder (ASD). Materials and methods: An integrative review was carried out guided by a bibliographic search in the Virtual Health Library (BVS), Lilacs, PEDro, Scielo and PUBMED databases, primarily seeking intervention studies in the period from 2012 to 2022, in English and Portuguese. Results: Of the 59 articles found, 8 were selected and included in the article, 7 of which were a randomized clinical trial and 1 was a research report. Discussion/Conclusion: All the analyzed studies allowed us to understand that physical activity is an effective intervention for children with Autism Spectrum Disorder, in social interaction and motor skills. As for the cognitive, further studies are needed to clarify which interventions bring benefits in this regard.

  


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO