REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 9 (2023)

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Ansiedade

Lucinete Duarte dos Santos Ferreira Duarte Ferreira

Resumo


O artigo nos mostra como a expressão de atitudes, sentimentos, desejos e opiniões são comportamentos relacionados ao conceito de habilidades sociais, que podem gerar altas expectativas que venham a maximizar reforçadores e minimizar estimulação aversiva ao indivíduo. Essas habilidades sociais são consideradas fatores favorecedores do desenvolvimento infantil, pois ocupam um importante papel no desempenho das crianças nocontexto escolar, aprendizado e desenvolvimento sociocognitivo. Durante a infância, passamos por processos formais e informais de interação social, onde são aprendidas as habilidades sociais, porém, pode ocorrer déficits na aquisição e no desenvolvimento dessas habilidades. Tais déficits são considerados fatores de risco para o funcionamento psicossocial e ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, como a ansiedade. Entre os transtornos de ansiedade, encontra-se o transtorno de ansiedade social, ou fobia social, como medo e ansiedade excessivos que persistem diante das situações sociais, nas quais o indivíduo se vê exposto a desconhecidos, podendo ser observado ou avaliado, ou ainda sujeito a situações de desempenho. O transtorno de ansiedade social geralmente está associado às habilidades sociais por ter relação direta com as dificuldades de interação social. A apresentação de níveis intensos de ansiedade social pode provocar impactos negativos no funcionamento social e gerar como consequências prejuízos ao bem-estar emocional, dificuldades para lidar com os medos, problemas acadêmicos e aumento do grau de desconforto subjetivo. Nesse contexto, ressalta-se a importância da realização de estudos derevisão de literatura que associem as habilidades sociais e a ansiedade social nos períodos dainfância e adolescência.



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ISSN 2179-1589

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