REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RELEVÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ADOLESCENCIA

Eni Ribeiro Silva, Maria Cristina Martins Ribeiro, Enock Luiz Ribeiro, Luana Rodrigues Bernardes

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi realizar através de trabalho de campo, orientação vocacional/profissional em adolescentes escolares na região de Ribeirão das Neves, no último ano do ensino médio. Utilizou-se para este trabalho, pesquisa bibliográfica e aplicação de testes psicológicos. Este consistiu em formulação e apresentação de palestra breve, para diretores, professores e alunos da escola, com intuito de informar sobre a importância da orientação profissional, baseado no contexto biopsicossocial, levando-se em conta o contexto atual do mercado de trabalho, bem como, a necessidade real de escolha de um curso superior ou não e as possibilidades de ingresso. Após a palestra o grupo tirou dúvidas e convidou os jovens para participar dos encontros grupais.  Durante a realização de Oficinas de inserção profissional, foi aplicado testes psicológicos com objetivo de conhecer o perfil dos jovens orientandos. Foram realizados sete encontros temáticos com dois grupos de no máximo 10 jovens. Houve aplicação de técnicas grupais, apresentação do tema e discussão sobre o tema do dia. A última etapa consistiu na elaboração de um relatório psicológico, baseado nos testes (QUATI, BFP, EAP, TI) com posterior elaboração de relatório com entrega individualizada. Foram usadas também as ferramentas de “Personal Coaching” para organização de objetivos com os alunos.  Percebe-se que todo o estudo e pesquisa feito, vão de encontro a tudo que estudamos em psicologia, visando assim, instrumentalizar a escolha e a construção da identidade profissional. Usando para isto o autoconhecimento e o conhecimento dos aspectos implicados no “mundo do trabalho” levando em conta a subjetividade de cada orientando. A orientação profissional é um processo pelo qual o indivíduo é auxiliado a resolver dúvidas e desmitificar alguns conceitos sobre sucesso ou fracasso. Sendo assim, este projeto alcançou o objetivo de levar aos alunos do ensino médio, informações que irão subsidiar sua escolha profissional, bem como propiciar atividades que os levarão ao autoconhecimento. 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO