Sistemas de Gestão Integrados
Resumo
Os sistemas de gestão integrados como o Enterprise Resource Planning (ERP - Planejamento de Recursos Empresariais) e o Customer Relationship Management (CRM - Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) são algumas das contribuições mais recentes da tecnologia da informação para auxiliar a maioria das operações das empresas. Esses sistemas de gestão tem uma funcionalidade em cadeia, com objetivo de gerir as diversas atividades empresariais.
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de informação integrado com objetivo de auxiliar grande parte das atividades de uma empresa. São sistemas que controlam a empresa como um todo, da produção às finanças. O ERP incorpora modelos padrões de processo e negócios e ao adotá-lo, o objetivo básico é aperfeiçoar os processos de negócios com suporte da tecnologia da informação. Portanto, adotar um ERP é bem mais que gerar uma mudança tecnológica, pois provoca uma mudança organizacional.
Entre as vantagens do ERP podem ser destacadas: a integração entre as diversas atividades da cadeia de valor; o incremento das possibilidades de controle sobre os processos da empresa; a atualização tecnológica; a redução de custos de informática e o acesso a informações de qualidade em tempo real para a tomada de decisões sobre toda a cadeia produtiva. Mas também apresenta desvantagens como: a dependência do fornecedor; tempo de aprendizagem; resistência a mudanças; custos e prazos de implementação.
CRM é um sistema ou software que gerencia o relacionamento da empresa com clientes. O sistema organiza e facilita o armazenamento e busca dos dados, porém o relacionamento com o cliente deve ser estabelecido a partir das estratégias da empresa. As aplicações do CRM visam identificar os hábitos de compra de cada cliente individualmente, a partir do seu histórico, para projetar o potencial futuro considerando outros produtos oferecidos. Considera-se que o conhecimento que uma empresa tem sobre o seu cliente é uma vantagem competitiva. Este conhecimento permite que se faça algo para os clientes que os concorrentes não serão capazes de fazer.
Os principais benefícios do CRM originam-se da redução do custo dos contatos com clientes e do aumento do rendimento com o crescimento das vendas e a possibilidade de se obter margens adicionais.
Assim, observa-se a importante contribuição da tecnologia da informação para a gestão das organizações.