REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Seção Pública de apresentação de banca de TCC

Carlos Frederico Saraiva Vasconcelos, Marcio Oliveira Portela

Resumo


No dia 05 de dezembro de 2016 foi realizada seção pública de banca de monografia composta pelos professores Carlos Frederico Saraiva de Vasconcelos  - que presidiu os trabalhos - Márcio de Oliveira Portela e Vitor Kildare Viana Perdigão.

Abertos os trabalhos, inicialmente foi exposto aos alunos a importância da pesquisa dentro da academia, fazendo a banca um breve relato das formas de se pesquisar, informando aos mesmos sobre a ínfima contribuição do Brasil dentro do cenário acadêmico mundial e, acrescentando ainda, da necessidade dos alunos submeterem os seus trabalhos a uma revista científica para apreciação e posterior publicação, como forma de enriquecimento do Curriculum Lattes.

Ainda na oportunidade inicial da abertura dos trabalhos, foi também enfatizado aos alunos sobre o desenvolvimento das formas de apresentação tanto oral quanto escrita de um trabalho monográfico, técnicas e identificação das fontes de pesquisa, diretrizes para elaboração de artigo científico.  

Foram ouvidos e examinados os trabalhos de dez alunos sobre diversos temas, sendo aberta a palavra para sabatina após a apresentação, interagindo a banca com a explanação dos alunos e orientando sobre as melhores e eventuais alterações a serem aplicadas aos trabalhos, visando uma qualidade acadêmica maior e uma fidedignidade científica compatível com a excelência que a cadeira exige.

Ao fim, foram encerrados os trabalhos, não sem antes explanar o presidente sobre as formas de submissão dos trabalhos para publicações e a indicação da revista da IES como meio eficaz para realizar tal ato.

A atividade foi acompanhada por diversos membros da comunidade acadêmica e de membros da comunidade que ressaltaram sobre a importância do evento e a satisfação de fazer parte de tão valorosa seção.

Todo o trabalho conduzido foi direcionado no sentido de incentivar o aluno da graduação sobre a necessidade da investigação científica e metodológica como forma de inserção completa nas diversas disciplinas do curso e meio de incrementar as diversas fases do saber jurídico, com aprimoramento do raciocínio lógico jurídico e da ampliação do conhecimento das várias correntes doutrinárias existentes e dos posicionamentos dos tribunais estaduais e das instâncias superiores. 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO