REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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TRABALHO INTERDISCIPLINAR: INVISIBILIDADE SOCIOAMBIENTAL TRABALHISTA: as profissões "invisíveis" e seus impactos no meio ambiente físico e psicossocial e o meio ambiente e os impactos nas profissões"invisíveis".

Liciane Faria Traverso Gonçalves, Eliane Helena Gonçalves Silva

Resumo


 

Foi desenvolvido o trabalho interdisciplinar das disciplinas de Direito Ambiental e do Direito do Trabalho II, ambas no 8º (oitavo) período do curso de direito, com o objetivo de conhecer a legislação que tutela a saúde, a integridade física e psicológica do trabalhador e apurar a tutela legal para o meio do ambiente de trabalho. Para tanto, os alunos foram divididos em grupos e orientados a realizar uma pesquisa sobre determinada profissão sobre a qual recaia a invisibilidade socioambiental trabalhista. A fim de direcionar o trabalho de pesquisa, foram repassadas referências bibliográficas e estimulada a pesquisa de campo. Ademais, incutiu-se a busca pelo conhecimento do conceito jurídico para o meio ambiente do trabalho, para o impacto socioambiental e o levantamento do respectivo amparo legal. Primou-se por detectar e demonstrar a invisibilidade socioambiental da profissão escolhida e os impactos desta profissão no meio ambiente físico. Além disso, os alunos realizaram um levantamento de possíveis impactos que o meio ambiente físico e psicossocial exerce sobre esta profissão, bem como os impactos que essa profissão ocasiona direta e indiretamente no meio ambiente físico e socioambiental. Após as pesquisas, os alunos puderam confeccionar uma cartilha sobre a profissão "invisível" escolhida, na qual apontaram os impactos da profissão no meio ambiente físico e psicossocial, assim como do meio ambiente na profissão "invisível" estudada. Ademais, elaboraram um vídeo a partir de uma simulação sobre a invisibilidade socioambiental da profissão escolhida. Este vídeo teve a duração mínima 3 (três) minutos e duração máxima 5 (cinco) minutos e foi exibido em sala de aula para os colegas, na presença das duas professoras orientadoras. Neste trabalho, o alunato pode desenvolver uma pesquisa e correlacioná-la com os conteúdos abordados nas disciplinas envolvidas, aprofundando, assim, o conhecimento técnico científico.




ISSN 2179-1589

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